Chapada Diamantina > Trekking

Cachoeira da Fumacinha 1 ou 2 dias

Cachoeira da Fumacinha

Cachoeira da Fumacinha

Essa é uma das mais belas cachoeiras da Chapada Diamantina e certamente do Brasil também. É preciso optar pelo roteiro de 1 dia escolhendo por baixo ou por cima ou 2 dias indo na parte de cima e na parte de baixo da Cachoeira da Fumacinha. Também pode ser unido num roteiro com a Cachoeira do Buracão, já que ambas ficam próximas.

Em 1 Dia:

– por cima: após pernoite em Mucugê, seguimos viagem de aproximadamente 1 hora até o começo da trilha. A subida é ingrime e dura aproximadamente 45 minutos. Ao chegar no platô caminhamos por mais 1 hora até a parte de cima da cachoeira e seu lindo canyon. Após parada para lanche e descanso voltamos pelo mesmo caminho até o carro e voltamos para Mucugê para a pernoite.

– por baixo: após pernoite no Baixão de Ibicoara começamos a trilha de maneira leve caminhando ás margens do Riachão das Pedras por 30 minutos. Após o trecho leve começa a parte técnica, que é caminhar no leito do rio pulando de pedra em pedra. São 9 km feitos dessa maneira, sendo uma das trilha de 1 dia mais difíceis que temos na Chapada Diamantina. Geralmente caminhamos por 3,5 horas até a cachoeira, onde paramos para banho e lanche com um dos mais belos visuais da Chapada Diamantina: a  parte de baixo da Fumacinha. Após descanso, banho e lanche seguimos a mesma trilha de volta para o Baixão de Ibicoara.

Em 2 dias: DEVIDO A PANDEMIA, ESSA OPÇÃO ESTÁ INDISPONÍVEL NO MOMENTO

1º dia: Saída pela manhã de Mucugê rumo a Cascavel a 70 km de distância. Depois mais 10 km de estrada de chão até a entrada da trilha no Batávia. Subimos por 45 minutos por trilha ingrime até chegar no topo dos Gerais de Mochebongo. Lá caminhamos por 1 hora até a parte de cima da Cachoeira da Fumacinha. A vista é bonita e paramos para banho e fotos. Continuando a caminhada por mais 30 minutos temos uma das mais belas vistas da Chapada Diamantina: O canyon da Fumacinha. A vista impressiona á todos. Continuando por mais 30 minutos começa a parte difícil: descer a fenda que leva ao leito do rio, onde acamparemos. A descida requer cuidado pois há locais onde podemos escorregar. Acampamos na beira do rio.
2º dia: Saímos cedo após o café da manhã. Pulamos de pedra em pedra pelo leito do rio por aproximadamente 2,5 horas até chegar na parte de baixo da cachoeira, onde iremos nadar e fazer o lanche. Após um bom tempo curtindo o local começamos a caminhada de volta: 9 km pulando pedras até o Baixão de Ibicoara.

Obs: Todos os roteiros podem sofrer alterações devido ao clima e podem ser adaptados às necessidades do grupo.

 

 


Fotos de Cachoeira da Fumacinha


Videos