Roteiros >

Roteiros Diários

Nossos tours de 1 dia contemplam tipos variados de atrativos, como cavernas inacreditáveis, cachoeiras incríveis e vistas maravilhosas das montanhas e canyons. Esses passeios começam de manhã e terminam no final da tarde, pernoitando na cidade que melhor favorece a logística do passeio do dia seguinte. A maioria dos Tours de 1 dia exige deslocamento de carro e as condições das estradas nem sempre são as melhores. As distâncias das viagens e das caminhadas variam em cada passeio, assim como o grau de dificuldade das trilhas, por isso leia com atenção as informações de cada um para saber se é adequado ás suas expectativas.

Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Cachoeirinha do Pai Inácio e Morro do Pai Inácio

Dia tranquilo com pouca viagem de carro e bastante tempo para curtir as cachoeiras e visuais. A Cachoeirinha do Pai Inácio é pouco frequentada. Iremos no Poço do Diabo no melhor horário, perto das 12:00, para pegar um tempo bom e relaxar bastante. No final vamos para o maravilhoso Morro do Pai Inácio ver uma das melhores vistas que a Chapada Diamantina proporciona.

Cachoeiras do Capivari e Poção: cachoeiras paradisíacas

Saída de carro 4×4 com viagem de 1 hora (9 km) até o Córrego das Piçarras. Subimos a serra por aproximadamente 1,5 horas e chegamos no platô onde caminhamos por um antigo rêgo do garimpo. Atravessamos a serra por mais 40 minutos até chegar no topo da Cachoeira do Capivari, com uma linda vista. Descemos a trilha para nadar no poço e aproveitamos bastante a beleza do local. Então subimos a pela mesma trilha e caminhamos por mais uma hora até a Cachoeira do Poção, onde fazemos nosso lanche e curtimos um belo banho de cachoeira. Depois voltamos pela mesma trilha até o carro que nos traz de volta á Lençóis.

Fumaça por cima Chapada Diamantina: 340m de queda,12 km de trilha.

Cachoeira da Fumaca
Viagem de carro: 140 km
Caminhada: 13 km
Viagem de uma hora de carro até a trilha. Uma hora de subida (2 km) e mais uma hora no plano (4 km) nos levam á bela Cachoeira da Fumaça e seus 340 metros de queda. Voltamos pelo mesmo caminho até o carro. Na viagem de volta paramos para banho na cachoeira do Riachinho, com mais 500 metros de caminhada (15 minutos).

Cachoeira dos Mosquitos e Serra das Paridas: Banho de cachoeira e visita ás pinturas rupestres

Viagem de carro: 120 km
Caminhada: 4 km (sendo quase metade em trilha ingrime).
Viagem de carro de uma hora e caminhada de 10 minutos ate o topo da cachoeira, onde há piscinas naturais para banho. Descemos por 25 minutos até a parte de baixo da cachoeira e paramos para banho, fotos, lanche e contemplação do local. Voltamos até o carro em aproximadamente 30 minutos de trilha. Seguimos para a Serra das Paridas em viagem de 40 minutos. Lá visitamos as curiosas pinturas rupestres por 45 minutos. A volta para Lençóis dura uma hora.

Grutas Torrinha, Fumaça e Pratinha + Azul

As cavernas da Chapada Diamantina reúnem os mais belos espeleotemas do Brasil, e a Extreme EcoAdventure montou um passeio passando pelas mais marcantes: Torrinha, Pratinha e Fumaça. Aventure-se conosco!

Buracão: Caminhada tranquila, local impressionante e muita adrenalina

Distancia de Lençóisaté o estacionamento no início da trilha: 250 km. Por isso recomendamos o passeio dos Poços Azul e Encantado pernoite em Mucugê ou Ibicoara no dia anterior. A viagem de volta do Buracão até Lençóis dura aprox. 4 horas.
Caminhada: 6 km no total (em média 1 hora para ir e outra para voltar).
Trilha fácil nos primeiros 40 minutos com descida ingrime nos últimos 20 minutos. Para chegar na parte de baixo do Buracão temos que nadar por um canyon de aproximadamente 30 metros. É obrigatório o uso do colete salva vidas que a associação Bicho do Mato oferece.

Cachoeira do Sossego: trilha de 14km com aventura canyon adentro

Chapada Diamantina Cachoeira do Sossego
Caminhada: 14 km (2,5 horas para chegar na cachoeira, na volta parada no Ribeirão do Meio).
A trilha de 7 km de Lençóis até a cachoeira tem trechos com um pouco de desnível para chegar até o rio, caminhada por trilha paralela ao rio e o trecho mais técnico, que é pular pedras no leito do rio chegando perto da cachoeira.

Poco Azul e Poco Encantado: imperdível cartão postal da Chapada Diamantina

Viagem de carro: 360 km.
Caminhada: 2 km.
Viagem de aproximadamente 150 km até o Poço Encantado (2 horas). Descemos escadaria com poucos obstáculos até o mirante onde apreciamos a bela vista do local e ouvimos explicações. Voltamos para o carro e seguimos por 50 minutos em estrada de chão até o Poço Azul. Lá temos que tomar chuveirada para poder nadar nas belas águas cristalinas. A volta para Lençóis dura 2 horas.

Cachoeira do Brejao um paraíso longe da muvuca

Viagem de carro: 40 km
Caminhada: 6 km
Viagem de 30 minutos e caminhada de uma hora para chegarmos na cachoeira. A trilha é pouco utilizada e muitas vezes fica quase fechada, obrigando os guias a abrirem a trilha novamente. Prepare-se para ver muito mato e um local digno de filme. Na volta podemos passar na Cachoeira do Poço do Diabo.

Cachoeira do Mandassaia: várias quedas para banho em local pouco explorado

Viagem de carro: 12 km
Caminhada: 4,5 km
Pouco visitada, essa cachoeira é uma das mais belas da região. Nesse passeio tiramos o dia inteiro para relaxar e curtir um local mágico e muito tranquilo. A cachoeira em forma de ferradura nos convida para tomar banho em todos os cantos, pois forma um “complexo aquático”. É realmente um Santuário Ecológico.